Esta planta medicinal é bem utilizada pelas pessoas no Brasil, dificilmente você encontrará quem nunca a utilizou para problemas estomacais e digestivos. No Colégio Estadual Dr. Tuffy El Jaick, muitos alunos fazem uso dela.
Esta planta também é facilmente encontrada, como macaé e boldo.
Adriana Bernardes
Coordenadora do projeto
Total de visualizações de página
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Boldo, segunda planta medicinal mais utilizada no CETEJ
É difícil encontrar quem nunca experimentou esta planta medicinal. Para problemas digestivos é sem dúvida a mais utilizada no Brasil, até porque é bem fácil encontrá-la.
Algumas informações sobre o boldo:
Adriana Bernardes
Coordenadora do projeto
Espécie de boldo comum no Brasil
Boldo é um fitoterápico que é indicado como auxiliar no tratamento de doenças hepáticas e da vesícula biliar, tônico das funções hepáticas e como laxativo. O boldo diminui a cólica e aumenta e favorece o fluxo biliar, sendo indicado para distúrbios da função digestiva e problemas leves no trato gastrintestinal como má digestão, gases e intolerância à gordura.Muitas das propriedades do Boldo já foram testadas em estudos científicos. Estudos em ratos mostraram que o extrato alcoólico do boldo possui atividade anti-hepatotóxica. Solução de extrato hidroetanólico de boldo teve sua atividade hepatoprotetora dose dependente verificada em experimentos com ratos. A ação laxativa do boldo também foi verificada em estudos com ratos. Os extratos de boldo também demonstraram atividades antioxidantes significativas principalmente devido ao princípio ativo boldina. O óleo essencial presente no boldo também indicou atividade antibacteriana e antifúngica.Todos os medicamentos, inclusive os fitoterápicos, devem ser usados com orientação médica.O boldo é uma planta originária do Chile e muito usada após os famosos exageros alimentares. O boldo possui um aroma forte semelhante à hortelã. Essa planta apresenta características importantes na melhora de problemas digestivos, pois, ele age de forma direta e rápida sobre o estômago auxiliando no processo da digestão dos alimentos. O boldo contém uma substância chamada lactona de sabor amargo e super eficiente principalmente para digerir gorduras.
Adriana Bernardes
Coordenadora do projeto
sábado, 3 de dezembro de 2011
Alguns dados sobre a erva macaé
Erva Macaé
NOME CIENTÍFICO: Leonurus sibiricus
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:
SISTEMA DIGESTÓRIO: diarréias; colesterol; gastroenterites; inapetência; hemorróidas; afecções do estômago; vômitos; cólicas abdominais
SISTEMA RESPIRATÓRIO: tosses; bronquites; coqueluche; resfriados
SISTEMA REPRODUTOR: Problemas de menstruação excessiva; sangramento após parto.
SISTEMA CIRCULATÓRIO: pressão alta; palpitações do coração
SISTEMA TEGUMENTAR: Erisipela; doenças de pele; abscessos.
SISTEMA URINÁRIO: reumatismo; problemas renais
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Dados obtidos através de pesquisa
No Colégio Estadual Dr. Tuffy El Jaick de Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro, num universo de 500 pessoas, podemos afirmar que:
21% utilizam a planta medicinal Macaé e Boldo
18% utilizam a louro
10% utilizam erva cidreira
5% utilizam erva doce
Professora Adriana Bernardes
Coordenadora do projeto
21% utilizam a planta medicinal Macaé e Boldo
Na foto a erva macaé
18% utilizam a louro
Professora Adriana Bernardes
Coordenadora do projeto
Assinar:
Postagens (Atom)